Resiliência | a vida depois dos 30

 

Escrevi esse post um dia depois do meu aniversário deste ano e só agora consegui postar, um mês depois… Afinal, quem foi que disse que a vida pós 30 seria fácil?🌹 “Time is money” e o tempo é algo precioso nessa vida, principalmente quando estamos com 30 e poucos e temos mil afazeres ao mesmo tempo…

Bucket List

Vai ter textão pra começar os 32? Vai sim! 😬

Quem foi que disse que a vida pós 30 seria um verdadeiro mar de rosas? 😰🌹 Não é não, meus amigos…aquela vida mega estabilizada depois dos 30 está bem longe da realidade da maioria das pessoas que eu conheço, ainda mais aqui no Brasil, com tanta injustiça e desigualdade…

Se você já assistiu o filme Antes de Partir (The Bucket List em inglês, com  os atores Jack Nicholson e Morgan Freeman), provavelmente irá se lembrar da Bucket List deles (o termo bucket list vem da expressão to kick the bucket, que em português corresponde a “bater as botas”).

Quem nunca fez uma listinha assim? Amo/sou listas e tenho certeza que você já viu por aí uma listinha clichê de metas, tipo “50 coisas que você deve fazer antes dos 30”, como: casar, ter filho, comprar um carro, quitar um apartamento próprio,  ter um emprego dos sonhos,  empreender, guardar dinheiro na poupança, andar de balão, fazer uma viagem internacional com as amigas ou aquela trip para um lugar incomum com o amor da sua vida, plantar uma árvore, escrever um livro, blá blá blá….Dos itens citados, acho que concluí uns dois ou três. 😂

E escrevi esse post para lembrar que não tem nada de errado nisso, viu? A maioria das pessoas (inclusive eu) costuma se culpar por não alcançar seus objetivos de vida até os 30. Depois dos 30 então, parece que essa “culpa” ganha um peso gigantesco a cada ano que passa… 🤔

A verdade é que cada ser humano é diferente do outro, é único e especial. Além do mais, tudo tem o seu tempo. Pensar no que não conseguimos até o momento só vai fazer mal e nos deixar mais ansiosos. Você não está atrasado, nem adiantado, está seguindo o seu próprio ritmo e vivendo sua exclusiva jornada. O tempo de Deus é perfeito, confie…💫

Portanto, passei a pensar e agir diferente. Ao invés de ficar reclamando do que não consegui até agora, passei a aceitar mais os acontecimentos e respeitar o meu próprio tempo de evolução. Comecei a meditar em casa com ajuda de um aplicativo (Insight timer) e a anotar as minhas metas do mês…e olha, as coisas começaram a fluir e notei uma melhora de imediato. Já tentou fazer isso? Pensar positivo e ter fé é sempre o melhor caminho a seguir, e ainda assim é super normal passar por obstáculos que você nunca imaginou e ficar sem reação diante de alguma situação. Quando acontecer isso, respire fundo e tente recuperar a sua paz.

“O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.” – José de Alencar

Realidade nua e crua

Trago verdades…e já sei que os mais novos não prestarão atenção em nada disso, mas pode ser que faça você refletir e se acalmar ao passar por situaçōes inesperadas…que são MUITAS!

Com 20 e poucos você ainda está bolando um plano perfeito e tem todo um mundo mágico na sua cabeça (bem o desenho “O Fantástico Mundo de Bob” como eu costumo falar). Aos 32 você não deixa de sonhar (ainda acho que tenho 15 anos às vezes, como passa rápido!), mas já você já tem plena convicção que a vida não é fácil, e é justamente aí que percebe que pode ser feliz com pouco. 😌 Sim, sim! 🙏🏼 É possível, mas até chegar lá você “sofre” um pouquinho…

Você aprende a ter serenidade para lidar com os problemas, a respirar fundo para tomar certas decisões e a não guardar mágoas e rancores de quem possa ter feito mal pra você.

Ao contrário dos 20 e poucos que você admirava quantidade e não qualidade, aos 30 e poucos você passa a dar mais valor aos poucos e bons amigos que você conta nos dedos. Você sente quem é de verdade, têm algumas decepções e não tolera mais falsidade no seu caminho.

E sabe o que mais? Você ama cada dia mais os seus pais (aqueles chatos da época da adolescência) e tem muito medo de perdê-los. São seus pais que te acolhem quando você mais precisa…você finalmente percebe que são eles SIM os seus melhores amigos e companheiros nessa jornada.

Você também acha o máximo passar um dia conversando com seus avós, mesmo sendo um daqueles assuntos que já conversaram mais de 100 vezes. E também sente um bem danado quando consegue marcar aquele almoço que planejava com um amigo que não via há muito tempo, aquele amigo que você se sente à vontade mesmo com o passar dos anos.

Acredite ou não, mas você até agradece quando consegue dormir mais que 6h em um dia ou quando sai do trabalho e ainda consegue ter forças pra fazer algo por você, como uma simples caminhada na praia. Isso não é motivo de alegria? 🙂

Você se emociona mais do que o normal com as músicas da sua infância e adolescência, e percebe que algumas letras fazem até bastante sentido na sua fase atual. PS: Essa pode ser uma característica observada em pessoas do signo de leão com ascendente em peixes, mas é bem por aí…rs

I woke up today with this feeling
That better things are coming my way
And if the sunshine has a meaning
Telling me not to let things get in my way
When the rainy days are dying
Gotta keep on, keep on trying
All the bees and birds are flying
Never let go, gotta hold on in
Non-stop ‘til the break of dawnin’
Keep on movin’ don’t stop rockin’

Você valoriza sua saúde mais do que nunca e passa a se preocupar mais com seu bem-estar. Curte momentos mais tranquilos, de paz e harmonia com a natureza, momentos que acalmem seu coração e te façam desacelerar.

Começa a se dar conta que ficar em casa vendo um filme ou um seriado pode ser muito prazeroso e que você não precisar estar sempre na rua pra se divertir. Você consegue ser feliz lendo um livro, fazendo comida, cuidando das suas plantas ou tendo um dia de beleza/spa em casa.

Você se dá conta que a vida é um presente divino, um grande aprendizado e uma batalha diária com você mesmo. É crescimento, amadurecimento, paciência, fé e superação. É encontro de almas, de pessoas que podem ser bênçãos, verdadeiros anjos; ou aquelas que aparecem como um teste, onde você recebe lições de como não agir como elas. Mas lembre-se, nada é por acaso…

Após os 30 você consegue analisar seus pontos positivos e negativos com clareza, e cabe a você tentar ou não melhorar e evoluir como ser humano. Você escolhe ter uma visão otimista ou negativa diante das situações diárias, seu caminho é trilhado somente por você.

Resiliência

Quando a gente a faz aniversário, ficamos mais reflexivos e quis compartilhar esse meu momento com vocês. A palavra do meu novo ano é RESILIÊNCIA.

Resiliência é capacidade que temos de sermos flexíveis em momentos que estamos frente a dificuldades ou adversidades. Essa flexibilidade é construída por meio de um conjunto de crenças que possibilitam transcender os empecilhos da vida e prosperar um futuro com superação.

Essas fotos são lembranças de um desses dias valiosos (25 de julho de 2018), meu aniversário de 32 anos. Foi super simples, em casa, com algumas pessoas que me dão forças e alegria para continuar seguindo essa caminhada chamada VIDA! Amo muito!  ❤ Vocês renovam minhas esperanças e me dão apoio para continuar seguindo…keep on moving! gratidão e luz! ✨

Agradeça sempre, as coisas começam a fluir…você vai ver!

You may also like

2 Comentários

  1. Parabéns minha filha pelo texto lindo. Você cresceu e amadureceu. Realmente me considero a sua melhor amiga, aquela que sempre está ao seu lado e torcendo pelo seu sucesso. Aquela que sempre foi “a chata”, como vc sempre me chamou qdo eu reclamava de alguma coisa que eu ñ concordava, mas agora vc compreende que sempre eu dava a minhã opinião porque queria o melhor para vc. Estou aqui, pronta para ajudar a vc no que for preciso e sempre torcendo
    para o seu sucesso e novas conquistas. Te amo! Bjs

  2. São outros valores e um novo ângulo que vemos a vida. Por alguns anos que antecederam os 30, entrei em uma grande crise. Hoje, confesso, ainda estou em adaptação dessa nova fase.
    O que sempre digo é que o bom mesmo é poder brincar e fazer todas as vontades de menina, mas com a vantagem de ser adulta e poder decidir. ☺️
    Demorei a admitir que outras coisas passaram a atrair minha atenção e outras deixaram de me interessar. Foi quando percebi que preciso abrir espaço para viver as coisas boas que a maturidade pode me proporcionar sem deixar morrer o frescor, encantamento pelo novo e vontade de conhecer a vida que o coração jovem deve carregar.
    Vamos juntas nessa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *